terça-feira, 27 de setembro de 2011

Congado

A lenda  de Chico-Rei revela que a origem das festas do Congado  está ligada à igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Segundo a lenda, Francisco, escravo batizado com o nome de Chico-Rei, era imperador do Congo e veio para Minas Gerais com mais de 400 negros escravos. 


Na sofrida viagem , Francisco perdera a mulher e os seus filhos,sobrevivendo apenas um. Chico-Rei instalou-se em Vila-Rica, trabalhou nas minas e somando o trabalho de domingos e dias santos, conseguiu realizar a economia necessária para comprar a sua alforria e a do filho. Chico-Rei dançou na igreja para comemorar a alforria.

Posteriormente, obteve a alforria de seus súditos de nação e adquiriram a mina da Escandideira. Casou-se com uma nova rainha e o prestígio do “rei preto” foi crescendo.

Organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a igreja do alto da Santa Cruz. Por ocasião da festa dos Reis Magos,em janeiro,e na de Nossa Senhora do Rosário,em outubro, havia grandes solenidades generalizadas com o nome de “Reisados”.


Nestas solenidades, Chico-Rei coroado, antes da missa cantada, aparece com a rainha e a corte, vestido de ricos trajes; e seguidos por dançarinos e músicos. Nos batedores, na festa, seguem com caxambus, pandeiro,  marimbas, canzás em intensas ladainhas.

O congado também é conhecido como “congada” ou “congo”, um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos,com um tipo de dança dramática na coroação do rei do Congo,em cortejo com passos e cantos, onde a música é o “fundo musical” da celebração.

4 comentários:

  1. Puxa...E quando o congado nasceu?


    Paula quarto ano Esperança

    ResponderExcluir
  2. Bacana... Sera que isso realmente aconteceu... Chico-rei e bem valente ne... Adorei o texto...

    Gente vale a pena lembrar que a feira se aproxima!!! Faltam apenas 2 dias!!! Quero ver todos nos arrasando,ne pessoal!!!! Um beijao...

    Vivian 5 ano Feliz

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa !No começo a história é triste mas no fim acaba tudo bem .Adorei!
    Beijos
    LARISSA do 5 ano Feliz

    ResponderExcluir