terça-feira, 26 de julho de 2011

Jogo: países da África

Você sabe onde ficam os países da África?

Para jogar é muito fácil!! Basta localizar os países indicados e clicar no mapa. Divirta-se!!!!!


Jogos

Povos do deserto do Saara


Ficamos sabendo que o deserto do Saara é bem grande, não é mesmo? Além de sua extensão, há muitas curiosidades sobre esse imenso território. Você já imaginou como seria viver em um lugar como esse?

Valentes do deserto

Há deserto no mundo inteiro e muitos povos aprenderam a viver nesses lugares difíceis e cheios de desafios. Tudo é exagerado no deserto. Durante o dia, o sol é muito quente. À noite, faz o maior frio. Quando chove, cai muita água de uma vez. E os ventos são tão fortes, que criam tempestades de areia.

Morar em um lugar assim parece impossível, mas os povos que vivem em diferentes desertos, como os tuaregues e beduínos, encaram esses desafios diariamente. 

Casas portáteis

Para sobreviver, eles criaram casas diferentes. Os beduínos do Oriente Médio e do Saara, por exemplo, moram em tendas, que desmontam sempre para viajar.  Elas são feitas de lã de cabra, que protege do frio, da areia e até da chuva. Lá dentro fica escuro, mas bem fresquinho, perfeito para quem quer ficar longe do sol. 

A roupa certa

Para se livrar do calorão, os beduínos e os tuaregues do Saara usam túnicas longas e largas. Assim protegem a pele do sol e permitem que o ar circule em volta do seu corpo. O mais legal é que a roupa comprida também serve para as noites frias e meses de inverno. Na cabeça eles usam turbantes e, se ventar muito, colocam um véu no rosto.


E o almoço?

Não é fácil encontrar comida no deserto. Em geral as pessoas se alimentam com carne e leite de cabra e ovelha, além de caçar e fazer tipos diferentes de pão. Quando chegam às áreas onde há plantas, chamadas de oásis, as mulheres e crianças colhem tâmaras e outras frutas da região e aproveitam também para se abastecerem de água.
           

Mesmo vivendo com todas essas dificuldades em regiões tão distantes do mundo, as crianças do deserto gostam de brincar, de viajar e de cuidar de seus bichos de estimação, igualzinho a você.


                                                                            Revista Recreio, ano 1. São Paulo, abril/junho de 2000.



Tuaregues: povo sem habitação fixa que vive no deserto do Saara, região Norte da África.
Beduínos: povo sem moradia fixa que vive no Oriente Médio e no Saara.



Aprenda mais sobre os tuaregues:

 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Baobá

Você sabia que o baobá é considerado o símbolo da África? Assista aos vídeos e conheça um pouco mais sobre essa árvore tão interessante...




domingo, 10 de julho de 2011

O mais novo país do mundo fica na África!!


Você ficou sabendo?


O Sudão do Sul se tornou oficialmente, na madrugada do dia 08/07/2011, o mais novo país do mundo ao se tornar independente do Sudão.

Milhares de pessoas saíram para celebrar pelas nas ruas da nova capital, Juba. Elas dançavam, agitavam bandeiras e fogos de artifício foram lançados para comemorar a data. 


O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de guerra civil. 

O Sudão do Sul surge como uma nação pobre, carente de infraestrutura e energia elétrica, apesar de ser uma região rica em petróleo. 

O novo país tem o tamanho do estado de Minas Gerais, com cerca 8,5 milhões de habitantes. O Sudão, maior país da África, com a separação, perderá 25 % de seu território.

Leia mais sobre o Sudão do Sul:




Curiosidades sobre a África


     ⎆      O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra  e é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida.

      O continente tem cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes, representando cerca de um sétimo da população do mundo.

      Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar.
      O Saara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano.
      O  rio Nilo é um dos maiores do mundo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa o Sudão e o Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo.
      Cinco dos países de África foram colônias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Ubuntu, uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver

Você sabe o que significa ubuntu?


África, a casa de todos nós. O primeiro homem foi africano, por isso, entender esse continente é entender um pouco o que somos. Cinquenta e três países, quase 900 milhões de habitantes, mais de mil idiomas. Vamos conhecer, então, o significado de uma palavra que é usada em vários países da África?

UBUNTU  

Contam que um antropólogo estava estudando os usos e costumes de  uma tribo da África chamada Ubuntu e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo e ele resolveu propor  uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

 Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro, ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

 As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu", tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
 
 Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!